O que é Covid-19?
Covid-19 é uma infecção respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Ela é altamente transmissível e tem a capacidade de se espalhar rapidamente pelo globo, caracterizando o surgimento de pandemia - ou seja, um surto que atinge praticamente todo o planeta ao mesmo tempo.
Quais são os sintomas da Covid-19 atualmente?
As diferentes cepas do vírus surgidas desde 2019 diferem entre si quanto aos sintomas. De forma geral, predominam febre, tosse seca e fadiga, seguidas de falta de ar quando há agravamento. Dor de garganta e dor de cabeça também são relatos frequentes. A perda de olfato e paladar que marcava os primeiros casos ocorre menos atualmente.
Qual é a forma de transmissão da Covid-19?
A principal forma de transmissão acontece por gotículas respiratórias expelidas pela tosse ou espirro de pessoas contaminadas. O contato direto com a pessoa infectada através de aperto de mão seguido de toque nos olhos, nariz ou boca também pode passar a doença.
Covid-19 é grave?
A Covid-19 é potencialmente grave, embora evolua de forma diferente para cada pessoa infectada, indo desde assintomática até casos graves com letalidade em até 2% dos casos.
Quem está nos grupos de risco de agravamento da Covid-19?
Idosos acima de 60 anos, obesos, imunodeprimidos e portadores de doenças crônicas que possam caracterizar comorbidades, como diabetes, câncer, AIDs, problemas cardiovasculares, etc…
Quanto tempo leva o ciclo da infecção por Covid-19?
Os sintomas surgem em média a partir do terceiro dia desde a contaminação, e duram cerca de cinco dias, se não acontecer um agravamento do quadro.
Quanto tempo de isolamento é recomendado para quem testa positivo para Covid-19?
Entre cinco e dez dias desde o início dos sintomas, desde que o exame RT-PCR resulte negativo e/ou os sintomas já tenham desaparecido.
Como se trata Covid-19?
Não existe medicação específica capaz de eliminar o vírus SARS-CoV-2 do organismo antes da conclusão do ciclo infeccioso. Conforme os sintomas, são administrados paliativamente anti-inflamatórios e antitérmicos para dor e febre, ventilação mecânica se a infecção atingir os pulmões, etc…
Que sequelas pode deixar a Covid-19?
Estima-se que mesmo manifestações brandas da Covid-19 podem deixar sequelas que incluem fadiga crônica, dificuldades cognitivas, falta de ar, fibrose nos pulmões ou rins, dores crônicas, depressão e agravamento de doenças pré-existentes. Um check-up pós-COVID é recomendável.
Como prevenir-se contra a Covid-19?
O uso de máscara do tipo PFF2, especialmente em locais públicos, continua sendo a forma mais recomendada de prevenção. Além disso, manter distanciamento social, evitar aglomerações e lavar frequentemente as mãos. Muito importante é manter o cronograma vacinal atualizado.
Quais testes identificam a Covid-19 e quando utilizá-los?
O RT-PCR é o exame molecular padrão ouro que coleta material da nasofaringe através de um swab, pesquisando a presença de material genético do vírus (RNA) nas amostras. Deve ser realizado entre o 3º e o 8º dia dos sintomas.
A Pesquisa de Antígeno pode ser feita entre o 1º e o 7º dia do início dos sintomas, ou a partir do 5º dia desde o contato com alguém infectado.
Os Anticorpos IgG e IgM devem ser pesquisados preferencialmente, a partir do 10º dia desde o início dos sintomas e servem para atestar que houve infecção COVID.
Já os Anticorpos Neutralizantes verificam a imunidade contra a doença e deve ser realizados após o 21º dia desde a vacina, contato com infectado ou início dos sintomas.